quarta-feira, 28 de novembro de 2007

O Donut de Eros

Hoje, duas pessoas me chamaram "amor": a minha mais-que-tudo e a mulher que me vendeu um donut no café da Trindade.
Isso fez-me questionar acerca do verdadeiro sentido e conotação da palavra "amor", a sua deturpação, a sua repetição, a exaustão da sua musicalidade.
A mulher do café, feia que nem um bode, dá-me o donut a correr, eu agradeço e ela diz-me, numa despedida ao nível de um dramático filme romântico: «Adeus, amor».
Cheguei a questionar-me acerca da identidade daquela mulher. Será a minha verdadeira mãe? Será que, numa noite de bebedeira que já esqueci, me envolvi com aquela mulher e ela apaixonou-se pelos meus incríveis ossos? Não saberei.
A verdade é que a mulher disse "amor" com as mesmas quatro letras com que Camões a chorou, Shakespear a dramatizou para Romeu a gritar; a mulher disse "amor" com a mesma musicalidade concreta com que Eros a criou.
Se este uso exaustivo da palavra "amor" se propaga, que significação terá quando eu a disser? (eu digo, quando eu a disser a alguém que me faz sentir feliz, e não a alguém que me compre um donut...).
Eu corro o risco de ainda ser vivo no dia em que alguém diz "amor" como forma de cumprimento.
Já ouvi dizer "amor" em troca de sexo. Mas em troca de um donut?...

2 comentários:

Anónimo disse...

A palavra amor pode classificar-se de muitas maneiras...e claro como muito bem referis-te, pode ter diferentes conotações.Trata-se muitas vezes de simpatia, cuidado, ou gentileza.
Eu por exemplo chamo ao meu gato amor, chamo-te a ti cara batata, chamo a minha própria mãe, e até o chamo a um cão qualquer que partilhe o mesmo passeio que eu!


Rita M.

Anónimo disse...

'..."amor" em troca de sexo. Mas em troca de um donut?...'

Eu não sei Diogo, se calhar não sou a pessoa mais digna para comentar este texto, porque era bem capaz de te chamar 'amor' no fim de uma das nossas miseráveis conversas no msn. Mas [e lamento se pareço uma mulher com disturbios sexuais ou problemas psiquiátricos] os donuts merecem tudo pelo prazer comparavel que me dão. Amor, sexo, donut... a mim parece me muitissimo bem!


~~>MafaldaRego