terça-feira, 13 de novembro de 2007

Devaneando... porque é tudo mais um sonho...

Fala-se de sonhos como se nascessemos já com os bolsos recheados deles, como se brotassem em nós abrindo caminho, meio a medo, sem medo, corajosos. E assim o é, de facto.
Abrimos os olhos às circunstâncias, aterrando na vida como se de uma cama fofa se tratasse, ensaiando as sestas para dormir depois o grande sono.
E é sempre tudo mais um outro sonho, bom ou mau, mais uma outra miragem, mais um sorriso, um olhar furtivo, uma palavra simpática, um beijo suave, um sim, um não, um grito, uma gargalhada, um pôr de sol, uma nuvem, um par de mãos dadas, um acordar feliz, uma poça de água, um bom chocolate, a maresia envolvente, um gelado dividido, um amor partilhado, uma chapada em face alheia, um elogio, uma discussão feroz, uma coca-cola, um toque, um livro, uma crítica arrojada, uma lágrima, um bolo de aniversário, um momento, muitos momentos, uma vida, muitas vidas...
E vamos acordando, durante a jornada, batendo com a cabeça na parede ao virarmo-nos para o outro lado, cansados já de dormir para o lado em questão, voltando a virar-nos de seguida, caindo da cama, levantando-nos carrancudos, enterrando a cabeça na almofada fofa...
E vamos crescendo: aprendemos a não errar ou, pior, a como errar de novo; aprendemos a sermos nós ou a sermos outro que escolhamos; aprendemos que o mundo fez as pessoas, assim como foi e é feito por elas, a cada minuto, a cada vida que nasce, a cada vida que parte.. A cada sonho «que brota, a cada pesadelo que se entranha, a cada gesto salvador, a cada condenação de vidas alheias ou da própria.

É tudo uma questão de tempo, de circunstâncias, não tendo o 'sim' e o 'nunca' qualquer valor senão o efémero que lhe damos; é tudo uma questão de percebermos que para dependermos dos outros também alguém terá de depender de nós; é tudo uma questão de percebermos que além de sermos alguém no mundo, temos de viver como se o fossemos de facto, ajudando, sendo ajudado, fazendo progredir, progredindo, plantar para também crescer.


Porque é tudo mais um sonho...


Mariana Silva

1 comentário:

Anónimo disse...

"E vamos crescendo: aprendemos a não errar ou, pior, a como errar de novo".

Acho que fui afectado pela deformação profissional de ser professor e a deformação existencial de ser adulto... :))) E, como os professores de Matemática que não descansam enquanto não encontram algo onde tirar uma décima para não dar 20 ao aluno, permite-me que te corrija a afirmação anterior:
"E vamos crescendo: aprendemos a não errar ou, MELHOR, a como errar de novo".
Sabes, desde que fui acusado de ser perfeccionista - por um júri de que o Diogo fazia parte :)) - assumi essa faceta e acho que errar é a melhor forma de crescer. Ok, no sentido mais "chato" do termo, admito... Mas que me importa, além de perfeccionista sou chato e já não estou em idade de mudar!... :))

Por isso - e já quase peço por favor - mantenham o ritmo e dêm-nos algo de novo todos os dias. Nós, os adultos, estamos a precisar!

Beijinhos

PM3D