quinta-feira, 1 de maio de 2008

Eu e tu, tu e eu

Peço desculpas pela ausência, mas realmente a minha inspiração andava muito em baixo. Agora voltou! Como expliquei ao Diogo (por falar nisso, alguém sabe por onde é que ele anda? :p) estar isolada é o meu combustível literário!
Deixo-vos um texto que escrevi hoje mesmo - e nem devia ter trabalhado, por ser o feriado que é... Enfim.. o que eu não faço por vocês...! :D

* * *


Faço a cama, desfazes a cama. Começo a lavar a louça à mão, pegas nela e encafua-la na máquina de lavar “para tirar as manchas”, dizes tu. Abro as cortinas para entrar sol, fechas as cortinas para os vizinhos não espreitarem. Proponho jantar fora, queres alugar um filme e ficar por casa. Proponho ficar em casa e só queres sair porta fora, à descoberta da noite. Digo que sim, dizes que não. Berro que não, gritas que sim. Eu quero e tu não me dás, eu dou-te e tu não queres. Peço e não consegues dar-me, posso dar-te e tu não pedes. Não digo nada para não discutirmos, e tu discutes por eu não ter dito nada. Se adormeço, querias que tivesse ficado acordada a conversar. Se me apetece conversar, és o primeiro a querer dormir. Ponho num canal de tv, mudas porque não te apetece ver e desconfio que mesmo quando nos apetece aos dois ver a mesma coisa, a birra já está implícita. Sim e não, não e sim. Eu e tu, tu e eu.
Somos nós, poderosos, detentores de vontade individuais e de uma comum, superior, a de ficarmos juntos ‘no matter what’.
Vontade de não conhecer as unidades de tempo que regem a vida dos humanos, de quebrar relógios e desperdiçar horas fazendo nada, juntos, simplesmente porque o tempo não dura mais só por ser acumulado.
Vontade de chorar, rir, fazer caretas e dar mimos, cada coisa em seu lugar, em seu momento, sabendo sempre a que momento pertence o quê, descodificando as necessidades no olhar do outro, no jeito do outro, na alma do outro.
Vontade de fazer cócegas e embalar medos, sonhar acordados nas manhãs de domingo, com o pequeno-almoço na cama e os desenhos animados na televisão.
Vontade de trocar sms’s, atender telefonemas só para sentir perto a voz de quem está longe, rever na mente momentos gravados a canivete, como nos filme americanos fazem os casais, marcando as árvores.
Vontade de termos o nosso espaço, os nossos livros, a nossa música, as nossas fotos, os nossos filmes, as nossas saídas, as nossas idas e os nossos regressos, os nossos momentos, os nossos segredos, a nossa privacidade e a nossa vida social, de termos tudo e darmos-lhe valor porque sabemos que o podemos perder a qualquer momento.
Vontade de vermos o tempo passar, o tempo que desejamos por vezes quebrar e, por outras, acelerar... Vontade de termos um rancho de filhos, nada de jogadores de futebol ou misses, de comprar uma casa enorme, com quintal e uma casota de telhado vermelho, um cachorrinho pronto a saudar-nos ao entrarmos em casa, com um nome moderno e de pessoa, o que nós queremos é humanizar o bicho, nada de Ticos, Bobbys e afins.
Vontade de fazer escapadinhas de fim-de-semana, montanha, praia, selva ou deserto, enfiarmo-nos num avião com destino de sonho e cansarmos o corpo com projectos irrealizáveis.
Vontade de sair sem rumo e ficar na cama por preguiça, vontade de ter tantos momentos para partilhar que chegamos mesmo a sentir que a eternidade não chega.

É isto o amor. Mas, e isso ambos sabemos e de certeza concordamos, não sobrevive de vontades.


>>> Mariana Silva

6 comentários:

Anónimo disse...

tantos opostos...e ainda assim no amor, são os opostos que se atraiem.


Rita Machado

Anónimo disse...

diz me q nao te inspiraste no casal q ajudaste a unir . . .

( adorei )

chocolate truf ;)

muah!

Anónimo disse...

ESCREVER NAO É TRABALHO É PRAZER!

É uma alegria estares de volta,
Mariana, e em grande forma.

Saudacoes de Düsseldorf!

Anónimo disse...

Voltou a Batata Doce, que saudades!:)) É tão bom quando estes opostos são assim arrebatadores, mas tão horrível quando são devastadores. Adiante...

Faltam as contribuições da outra Batata, aquela "em palito", mas anda um pouco desnorteada e, se calhar, quer convencer-nos que anda a gastar o talento nas sessões com o Mário Cláudio...

Beijinhos, Mariana, e que os próximos feriados nos tragam mais e mais da tua inspiração, ok?

ematejoca disse...

No teatro de Gaia estreia-se a peca: "À espera do Diogo"!
E como na de Beckett: EM VAO!!!

Raul Martins disse...

POR UM MUNDO MELHOR foi nomeado, novamente, por outro Blog amigo: VERA MATIAS . Assim, continuamos esta "redeteia", cumprindo as regras.

Pela Blogosfera decorre uma iniciativa com a finalidade de homenagear blogs amigos que nos visitam ou visitamos e que, de alguma forma, possuem afinidades connosco.


1- Este prémio deve ser atribuído aos blogs que gostamos e visitamos regularmente, postando comentários;

2- Ao receber o selo "é um blog bom sim senhora!!" devemos escrever um post incluindo: o nome de quem nos deu o prémio com o respectivo link de acesso + a tag do prémio + a indicação de outros 7 blogs;
3- A tag do prémio deve ser exibida no blog.

Assim, POR UM MUNDO MELHOR, declara que ESTA É A ÚLTIMA VEZ QUE NOMEIA "os mais alguns" BLOGS que visita regularmente e nos quais comenta.
Declara, ainda, que esta última nomeação é para blogs de "malta" jovem e que são:




FORÇA MALTA JOVEM!:





O DESVANEIO DA BATATA


CIDADE DO VENTO


RASCUNHOS E CONFISSÕES


O TEMPO NÃO PÁRA


GTSCRATH





E um blog de histórinhas para as crianças:



ERA UMA VEZ...





E para uma jovem de 65 anos:



PIRUETAS DE AVÓ