terça-feira, 23 de outubro de 2007

Afonso

Achei por bem fazer hoje uma referência especial a Afonso Reis Cabral, colega de turma das duas batatas que postam neste espaço.
Eu sempre aperciei bastante o Afonso - não ao nível físico, isso está reservado para os elementos do sexo feminino que já o consideram como tendo "o rabo mais jeitoso da turma" - pela sua erudição, interesse e conhecimento cultural, inteligência, atitude e genuinidade de carácter.
Porque o Afonso tem um perfil muito peculiar, principalmente vendo o Bilhete de Identidade: 17 anos feitos este ano, camisa, sapato, sempre de livro numa mão, DN ou "Público" na outra. Este Afonso que quer esquemas nas aulas, de mentalidade cívica e política mais que formada e que acorda às 6 da manhã para ler e se actulizar na blogosfera é o mesmo Afonso que se trancou na sala no 10º ano e quase teve uma participação disciplinar, é o mesmo Afonso que se sabe movimentar com duas cadeiras, uma com o rabo e outra com os pés, é o mesmo Afonso que se deixa cair ao chão e se segura com as mãos quando o nariz está quase a esbarrar com o solo, é o mesmo Afonso que, atordoado por 20 voltas à volta de um pau, embate contra um portão de ferro, é o mesmo Afonso que - com ameaça prévia, diga-se - apalpou uma colega em Educação Física.
Atenção! Não quero com estas últimas constatações denegrir a sua imagem! Pelo contrário: este contraste ainda faz do Afonso uma pessoa mais interessante.
Tem sempre uma opinião formada acerca de tudo e não cede um mílimetro nas suas crenças, naquele que é provavelmente o seu principal defeito: a temosia levada ao extremo. Mas esta teimosia é por si uma faca de dois gumes: um defeito pela mente demasiado fechada - e a partir de mentes fechadas nada se criou - uma virtude pela atitude de crença e príncipios.
Desde já um grande obrigado ao Afonso pelo grande favor que nos está a fazer, ao apoiar-nos na fase inicial deste blog recém-nascido, com conselhos, suporte publicitário e moral.

Obrigado, Afonso! Aposto que no futuro tu deixarás de ser conhecido pelo trisneto do Eça para o Eça passar a ser conhecido como o trisavô de Afonso Reis Cabral, o jovem poeta que aos 15 anos já tinha um livro publicado!

Abraço!

Diogo Hoffbauer

4 comentários:

Anónimo disse...

Realmente o Afonso é um bom pedaço de tudo o que se quer...
É inteligente, culto, é um poço de sensatez, tem uma educação impecável tal como é a gravata de cada gerente de hotel, sem quaisquer manchas...
e tem realmente um bom traseiro. - mas isso, é o menos em tantas qualidades...

Bjinho Afonso...
É um orgulho passar todos os dias por ti e dizer a qualquer pessoa, que vai ali um grande homem, e que esse homem...é meu amigo.

Rita M.

Anónimo disse...

Afonso...
Devo dizer SIMPLESMENTE GENIAL... mas não chega para o descrever... porque mesmo com todos os adjectivos do dicionário ainda há algo que não se consegue descrever com palavras...
Qual Eça... quais Maias... Viva o Afonso Reis Cabral e a "Condensação"!
Tenho orgulho de ser tua colega, de ser tua amiga, de te cilindrar em grego (o Afonso é um aluno impecável a grego... não pensem mal!)... és um génio genialmente genial!
Não posso deixar de felicitar também o/os autor/es do fantástico texto...
Afonso e Batatas à presidência!!

Batata disse...

Um homem com H grande! Ele sabe que, apesar das nossas opiniões divergentes em alguns casos, eu o respeito e admiro por ele saber pensar e saber defender tudo aquilo em que acredita.

Sempre com o seu jornal, e livro debaixo do braço.. Que seria de nós sem o Afonso a passear nos corredores?!


'Uma vida que merece existir'
lembra-te algo, Afonso?
Parabéns pelo Janelar, mais uma vez e obrigada :)

Mariana Silva

Anónimo disse...

Eu sempre pretendi conhecer o Afonso. Sempre achei pelas descriçoes que seria de facto 'interessante'. Quanto mais nao fosse pelas vezes que a Mariana ja me falou nele e pelo livro de poesia dele que li.

Mas agora, Diogo Hofcoiso... agora quando conhecer o Afonso vou ter uma opiniao muto mais formada, mas vou tambem olhar lhe para o rabinho.

E, Afonso, vou olhar para o teu rabinho no maximo da minha descriçao [que e isso?! xD]


~~> MafladaRego